Assessoria em Gestão de
Pessoas - Terceirização do RH
O que é?
Através de um alinhamento com a empresa, a assessora da Gestione fica responsável por todos os processos de intermediação entre o empregador e o empregado, realizando todos os serviços de gestão de pessoas. Isso permite liberar os gestores para direcionar seus esforços em atingir o objetivo maior da organização, que é a obtenção de lucro. Todo o processo será realizado de acordo com diagnósticos específicos, que levam em consideração toda a cultura da organização e utilizam técnicas adequadas à empresa, focadas no que é prático e aplicável. A partir disso, é possível propor melhorias necessárias, para que sejam alcançados resultados verdadeiramente efetivos, tanto para a organização, quanto para seus colaboradores.
Principais Benefícios:
- Aprimoramento - Por meio da nossa contribuição, todo o aprimoramento chega aos procedimentos internos e externos realizados nos negócios, fazendo com que a atuação empresarial se torne muito mais efetiva;
- Melhoria contínua - A empresa passa a ter uma visão holística da realidade e das necessidades dos colaboradores, bem como de suas próprias, tornando-se capaz de realizar melhorias constantes em seus processos;
- Performance - Realização da mensuração de performance da empresa, analisando quais pontos precisam de mais atenção e quais estão tendo melhores resultados, bem como o desempenho profissional dos colaboradores. Tudo isso em um curto espaço de tempo, para que se tenha a oportunidade de agir com mais rapidez e efetividade;
- Clima Organizacional - Em pouco tempo é possível observar uma melhora significativa na percepção do clima organizacional, uma vez que a empresa fica mais próxima dos colaboradores, e estes, por consequência, passam a sentir-se mais satisfeitos com o trabalho de uma forma geral;
- Ocorre um fortalecimento da relação empresa-colaborador, o que contribui, para que resultados extraordinários sejam alcançados para todos.
Recrutamento e Seleção
por Competências
O que é?
É um processo de contratação de novos colaboradores que seleciona o candidato ideal para uma vaga com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para uma função. Lembrando que não há perfil certo ou errado de candidatos, mas sim o perfil mais compatível com a descrição do cargo e requisitos da vaga.
A principal diferença entre uma seleção por competências e uma seleção tradicional é a maneira como o processo seletivo é realizado. Na seleção por competências, o recrutador não analisa apenas o perfil comportamental (atitudes), mas também os conhecimentos e habilidades, ou seja, todas as competências do candidato.
Principais Benefícios:
- Mais rápida adaptação do colaborador à função;
- Menos tempo gasto com treinamento;
- Diminuição da rotatividade de cargo;
- Imparcialidade na hora da avaliação.
Gestão da Cultura e Pesquisa
de Clima Organizacional
O que é?
A gestão e cultura organizacional são complementos quando se fala do sucesso de uma organização. Os colaboradores são a peça-chave para que uma empresa tenha sucesso ou não. Por isso, é de grande relevância que eles estejam alinhados com a visão que a organização quer passar para a área em que atua.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta utilizada nas empresas para identificar as percepções dos profissionais sobre diferentes aspectos. Ela possibilita mensurar as percepções dos colaboradores sobre a organização para criar um plano de ações mais eficaz, pensando em soluções para que o trabalho volte a fluir.
Principais Benefícios:
- Clareza da visão dos colaboradores;
- Dados detalhados do clima organizacional;
- Possibilidade de ações assertivas;
- Antecipação e minimização de problemas como desperdícios, absenteísmo (ausências no trabalho), conflitos no trabalho, desmotivação e até mesmo a criação de equipes de alta performance e um ambiente propício para a inovação.
Diagnóstico Organizacional
O que é?
O diagnóstico organizacional é crucial para que a empresa possa fazer o alinhamento das suas estratégias, a fim de avaliar o seu desempenho ou falhas que interferem no seu crescimento e produtividade. O diagnóstico pode ser da empresa como um todo ou setorial, pois ele visa nortear o gestor na tomada de decisão a curto, médio e longo prazo.
Em gestão de pessoas, visa alinhar os objetivos organizacionais com o dos colaboradores, estruturando soluções de forma viável, sistemática e organizada para os problemas identificados, bem como consolidar pontos fortes constatados.
Principais Benefícios:
- Alinhar perfis adequadamente em cada função e ter colaboradores que compartilhem dos mesmos valores organizacionais;
- Aumentar a produtividade;
- Precipitar-se diante de futuros conflitos;
- Melhorar o clima organizacional;
- Reduzir custos;
- Aperfeiçoar ou desenvolver processos;
- Motivar e reter talentos;
- Melhorar a comunicação interna e endomarketing.
Avaliação de Desempenho
O que é?
Com essa avaliação, é possível mapear a situação atual da empresa em relação à performance de um funcionário ou de uma equipe em relação ao conjunto da empresa. A partir dela, é possível descobrir as potencialidades do colaborador, bem como os seus pontos de melhoria e, assim, capacitá-lo para atingir resultados individuais e coletivos. Esse tipo de prática também pode aumentar o engajamento de sua empresa, pois os colaboradores percebem que seu desempenho é avaliado e que seu esforço é reconhecido.
Principais Benefícios:
- Valorizar talentos da organização;
- Elaborar plano de desenvolvimento individual;
- Fornecer feedback;
- Desenvolver treinamentos;
- Alinhar objetivos do colaborador e organização;
- Descobrir novos talentos e como melhor aproveitá-los;
- O processo de avaliar o desempenho das pessoas, quando baseado em critérios sérios e precisos, não deixa margem para deduções precipitadas sobre o comportamento dos colaboradores;
- A longo prazo é possível medir a evolução ou não de cada colaborador.
Programas de Treinamento
e Desenvolvimento
O que é?
Método que auxilia no aumento de performance da corporação através da promoção do treinamento, desenvolvimento e eficácia na gestão de pessoas para melhor aproveitamento do potencial de cada talento, deste modo, maximizando e acelerando resultados.
O treinamento é feito quando a empresa deseja que o colaborador aprenda uma habilidade para desenvolver novas tarefas, aprimorar seu desempenho ou para que assuma um posto em uma área diferente. O desenvolvimento, por outro lado, busca aperfeiçoar aquele profissional com foco em sua carreira e prepará-lo para alguma situação futura.
Principais Benefícios:
- Crescimento pessoal, profissional e empresarial - A partir dos aprendizados que o colaborador obtém, ele os implementa em formas melhores e mais assertiva de realizar o seu trabalho. Isso contribui significativamente para o crescimento dos negócios e da carreira daquele que tem a oportunidade de participar de treinamentos e demais ações de desenvolvimento de pessoas.
- Promove engajamento – ao observar que a empresa também se compromete com cada um ao oferecer-lhe treinamentos para a melhoria constante de sua atuação profissional dentro e fora da organização, os profissionais enxergam que são valorizados e passam a dar o melhor de si para atender aos anseios e até mesmo superar as expectativas, no sentido de alcançar resultados.
- Maior integração entre os departamentos – a partir deste processo, todos passam a entender que é somente por meio da união, do trabalho em equipe e de um bom relacionamento interpessoal é que é possível levar não só a empresa, mas também todos os profissionais que dela fazem parte a patamares cada vez mais elevados em seus segmentos e em suas carreiras.
Gerenciamento e Mediação
de Conflitos Organizacionais
O que é?
Os conflitos fazem parte da natureza humana, eles podem ser da personalidade, interesses ou valores. Todos os conflitos têm origem nas diferenças e, muitas vezes, são vistos como prejudiciais, mas podemos considerar que os conflitos podem se tornar a força propulsora de mudanças positivas na empresa quando bem gerenciados.
A Gestione utiliza um conjunto de métodos e processos práticos para gerir estes conflitos, mediando os impasses entre as pessoas ou equipes, diminuindo os impactos negativos e tornando a situação de conflitos em algo útil.
Principais Benefícios:
- Propicia aos funcionários uma forma de encontrarem uma solução para o problema compartilhado;
- Por meio de brainstorming e colaboração, os funcionários muitas vezes fortalecem seu relacionamento durante a mediação e estarão mais bem preparados para trabalhar juntos no futuro;
- Os envolvidos aprendem a lidar com emoções negativas, desenvolvendo habilidades para ouvir críticas e reclamações sem se tornar defensivo;
- Há a promoção de um ambiente em que os funcionários se sintam à vontade para mediar disputas.
Alinhamento da Gestão x Colaboradores
O que é?
O alinhamento entre gestores e colaboradores é fundamental para garantir a produtividade e o crescimento da empresa. Isso significa que as ações desenvolvidas por cada setor precisam ser coerentes e contribuir com os objetivos mais amplos do negócio.
É fundamental que os colaboradores tenham consciência da relevância do seu trabalho. A maioria das pessoas se sente mais motivada quando sabe que está assumindo um papel relevante. Ao realizar um bom trabalho de alinhamento, o gestor proporcionará um ambiente em que todos sabem da sua importância para a empresa. Quando indivíduos compartilham o mesmo objetivo, se empenham mais para trabalhar em grupo.
Principais Benefícios:
- Manter uma cultura pautada na comunicação, na transparência e no alinhamento de ideias, certamente traz a sinergia necessária para enfrentar os obstáculos com mais facilidade;
- Transforma metas abstratas em passos mais simples, específicos;
- Influencia diretamente nas relações e o ambiente de trabalho, garantindo as condições para maior produtividade;
- Permite informar aos colaboradores qual é a estratégia do negócio, visando um objetivo geral juntos.
Descrição de Cargos
O que é?
A descrição de cargos é um dos processos de Gestão de Pessoas que detalha todas as posições dentro de uma organização. É um registro escrito que serve para normatizar as informações das atribuições e responsabilidades dos cargos existentes em uma empresa. Ela deve ser prática e com possibilidade de revisão de tempos em tempos, para que seja capaz de contemplar possíveis mudanças que possam ocorrer.
Realizar a descrição de cargos em uma empresa compreende uma estratégia, pois esse documento serve como base para outros processos, além disso, uma descrição de cargos bem estruturada proporciona uma gestão mais clara, organizada e transparente para os envolvidos.
Principais Benefícios/Diferenciais:
- Recrutamento e seleção por competências alinhadas às atribuições e perfil do cargo;
- Possibilita ao colaborador um melhor entendimento das particularidades de sua função;
- Colabora com o mapeamento de competências e habilidades mais importantes de cada função;
- Auxilia na elaboração de plano de desenvolvimento individual;
- Suporte na elaboração de treinamentos com maior eficácia;
- Aumento da produtividade;
- Criação de políticas de atração de novos colaboradores e retenção dos que a empresa já possui;
- Resolução de problemas de turnover (taxa de rotatividade dos funcionários);
- Elaboração de uma análise de desempenho mais assertiva quando realizada uma avaliação;
- Em auditorias para certificação, serve como documento básico, onde serão descritas informações pertinentes para esses processos.