O que significa RESILIÊNCIA para você?

11/09/2020

O que significa RESILIÊNCIA para você?

A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. No comportamento humano, resiliência está ligada à capacidade, bem como à habilidade que cada pessoa tem de lidar e superar as adversidades. De transformar experiências não tão boas em aprendizados e oportunidades de mudança, de dar a volta por cima e seguir em frente.

Uma pessoa resiliente não significa ser uma pessoa que simplesmente aceita certas coisas, de uma forma passiva, mas sim, é aquele indivíduo que além de aceitar, procura enfrentar suas dificuldades e aprender com elas.

A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.

Características de uma pessoa resiliente: autoconfiança, persistência, otimista, empática, criativa, flexível e sabe lidar bem com as emoções

Características de uma pessoa com baixa taxa de resiliência: dificuldade de tomar decisões, perda de autoconfiança, pouca criatividade, baixa inteligência emocional, emoções conflituosas e dificuldade nas relações sociais.

E como aumentar a taxa de resiliência?

- Potencialize sua flexibilidade, não se mantenha preso a somente uma forma de lidar com os problemas, aumente sua capacidade de adaptar-se a diversas situações;

- Aprenda com os erros do passado, saiba aprender com as falhas para não as repetir, foque no lado positivo do erro;

- Tenha hábitos saudáveis, alivie o estresse do dia a dia, pratique exercícios físicos, pratique atividades que estimulem a criatividade como desenhar, ler ou escrever, aprenda meditação ou qualquer outro hábito que lhe traga satisfação;

- Cultive relacionamentos positivos, nós como seres sociais necessitamos dos contatos sociais, procure trocar ideias, aprender e ensinar sobre diferentes pontos de vista, dessa forma você aprende a ter uma visão mais ampla das situações e melhores formas de lidar.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

Ir topo