Resistência a mudanças organizacionais

11/09/2020

Resistência a mudanças organizacionais

Todas as organizações passam por mudança em algum momento. Seja para promover melhorias em processos, modificações físicas, o fato é que mudar é algo que está presente no cotidiano das empresas.

Apesar de serem importantes e, às vezes obrigatórias, nem sempre as transformações são aceitas de maneira tranquila e com naturalidade. A resistência à mudança organizacional é um dos maiores bloqueios para o sucesso.

 Mas, como lidar com a resistência à mudança organizacional com eficiência e segurança? Como mostrar para os colaboradores que tais alterações são necessárias para que eles fiquem seguros e confiantes?

 Segue 3 dicas para deixar o processo de modificação mais fácil: 

1. Pensamento coletivo 

Nada mais justo do que ter a participação dos colaboradores em todas as etapas de um processo. Mostre a eles qual papel cada um deverá exercer durante o processo e deixe claro que a participação deles contribui positivamente para a construção bem-sucedida da nova política.

2. Comunicação de divulgação 

A comunicação clara é o começo de todo relacionamento saudável e isso pode ser aplicado perfeitamente na relação entre um funcionário e uma empresa. O trabalhador deve saber o que está sendo planejado e quais serão os pontos positivos e negativos de cada ação. Outro ponto essencial da comunicação é saber transmitir a mensagem corretamente.

3. Receptividade 

Para completar, deixe um canal de conversa aberto, assim todos podem entrar em contato, evitando fofocas e outros problemas. É importante que os colaboradores se sintam seguros para falar sobre seus anseios e dúvidas, apresentar ideias novas ou esclarecer dúvidas.

Abra a porta para as oportunidades! Conte com a Gestione como parceira de negócios!

Entre em contato 

Fonte: https://bit.ly/38z7kf5


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

Ir topo