Falhas na Comunicação

11/09/2020

Falhas na Comunicação

Comunicar-se é um ato inerente ao ser humano, podendo ser considerado um fator de sobrevivência. E no ambiente empresarial isso não é diferente: uma vez que as organizações são feitas de pessoas, a comunicação é determinante para o sucesso ou fracasso da empresa.

Não fazer uma simples pergunta, “você entendeu?”, pode causar mais desentendimentos do que poderia ser previsto. Ouvir é diferente de escutar. Preste bem atenção, quando uma pessoa ouve o que você fala, ela está fazendo isso de forma involuntária. Apenas porque um som está sendo emitido e entrando por seus ouvidos.

Como as empresas falham na comunicação?

Descumprimento dos prazos

Muitas vezes, os prazos não são atendidos por falha nas informações passadas a respeito da demanda a ser realizada. Quando o profissional não compreende claramente as necessidades de determinada tarefa, acaba gastando muito tempo com retrabalho, estourando os prazos.

Falta de informação

Todos os colaboradores devem estar cientes dos projetos da empresa. Desse modo, todos conhecem a importância e a finalidade de suas atividades. Esse tipo de informação ajuda até no relacionamento com outros profissionais da empresa.

Gerenciamento defasado

Utilizar métodos e processos desatualizados contribui fortemente para a falha de comunicação nas empresas. É fundamental que os sistemas de gerenciamentos acompanhem as necessidades e as mudanças organizacionais.

Líderes despreparados

Os líderes têm como principal missão engajar seu time a entregar a melhor performance dentro de suas atividades. Mas, para atingir esse objetivo é necessário que ele saiba inspirar sua equipe, pautando-se em uma comunicação assertiva que deve ser específica para cada tipo de perfil e situação.

E quais são as consequências de falhas de comunicação?

Aumento de Turnover

Os custos associados à rotatividade de funcionários são alto, incluindo os custos de contratação, treinamento, perda de produtividade e engajamento. Tudo isso somado aos erros do novo colaborador e diversos outros fatores intangíveis que geram despesas para a empresa.

Falta de comunicação antecipada

A falta de comunicação antecipada de mudanças organizacionais, por exemplo, pode gerar o aumento de 42% na má conduta dos funcionários. O que, obviamente, afeta de forma direta a produção da empresa.

Em contrapartida, segundo o Tower Watson, gerentes comunicativos ajudam a manter o engajamento dos colaboradores em épocas de mudanças. O que resulta em uma taxa de produtividade 26% superior em relação aos funcionários não engajados.

Aumento de acidentes

O que a falta de comunicação tem a ver com o aumento de acidentes? Tudo! Uma comunicação ineficaz ou sua ausência é uma das principais causas de acidentes com funcionários.

Se uma área da empresa está com problemas em seu processo por causa da falta de informações dos colegas, cabe ao gestor do setor reorganizar e incluir esse fluxo como regra diária.

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Fonte: https://bit.ly/2O2naFn


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