Você sabe quais são os principais problemas organizacionais?

11/09/2020

Você sabe quais são os principais problemas organizacionais?

Toda empresa é um grande sistema que depende de diversos fatores para que seu funcionamento seja efetivo e favorável ao alcance dos resultados desejados.

Não existe uma fórmula exata para gerir uma empresa, uma vez que o cotidiano é repleto de surpresas e mudanças que acontecem de forma inesperada.

Entretanto, existem pontos específicos que devem ser observados com atenção para que sejam desenvolvidas ações efetivas, que direcionem a organização para um caminho promissor.

Neste sentido, a Gestione acredita verdadeiramente na importância de conhecer os principais problemas que afetam ou podem afetar os mais diversos tipos de organizações, para que assim empresários, empreendedores, gestores e líderes de uma forma geral tenham a oportunidade de se antecipar a eles e, com isso, continuar trilhando a rota do sucesso empresarial.

E quais são os principais problemas organizacionais?

Por mais que toda empresa seja única em suas características e em seu perfil de atuação no mercado, existem problemas que são comuns a praticamente todas elas. Confira:

Visão do futuro

Resultados extraordinários só são possíveis se há uma clareza do estado atual, estado desejado e prazo para alcançar os resultados esperados. Visão de futuro é uma descrição clara e objetiva de como a empresa deseja estar em um determinado período, e de que forma poderá alcançar este objetivo.

Alinhamento

É preciso manter o alinhamento entre todos os profissionais que fazem parte da corporação, compartilhando as estratégias, metas e objetivos almejados. Existem diversas formas para difundir a comunicação no ambiente organizacional, por exemplo: reuniões mensais, endomarketing e até mesmo um blog interno, que disponibilize todas as informações e acontecimentos relevantes, no que diz respeito à empresa, aos colaboradores.

Reconhecimento

Uma das estratégias mais eficazes para estimular a alta produtividade dos colaboradores, bem como diminuição substancial do turnover, é a utilização de uma política de reconhecimento de desempenho.

Má qualidade na entrega

Outro problema bastante comum e que pode acontecer com empresas dos mais diversos segmentos é a má qualidade na entrega dos produtos ou serviços que oferecem no mercado.

Clima organizacional não satisfatório

Se a sua empresa se encaixa no tipo em que o clima organizacional é ruim, com certeza ela enfrenta muitos desafios em seu dia a dia, sendo este um dos problemas mais comuns existentes nas organizações.

Transparência na comunicação

Algo que gera bastante desconforto e insatisfação dentro das empresas é a falta de transparência na comunicação, principalmente entre gestores e colaboradores, e no que diz respeito ao processo de tomada de decisões.

Compartilhamento de conhecimentos

Um grande problema que diversas empresas enfrentam e que verdadeiramente muitas não sabem como lidar é com o seu processo de gestão do conhecimento. O que acontece é que há certa dificuldade em transmitir aos novos profissionais que estão chegando as informações necessárias para desempenharem suas atividades de maneira satisfatória.

Gestão ineficaz

Por mais que muitos gestores saibam e entendam a importância de se desenvolver uma gestão que foque em uma liderança verdadeiramente eficaz, muitos ainda pecam bastante no dia a dia e acabam por deixar a desejar ao exercer esta função, sendo esta uma das principais causas de problemas dentro das empresas atualmente.

Fofoca

A fofoca, se não for vista com atenção, pode causar danos, não só aos colaboradores envolvidos nela, mas também aos negócios de uma forma geral. A fofoca também é um problema causado pela falta de transparência na comunicação entre empresa e colaboradores, que acaba dando margem para que se crie e compartilhe informações muitas vezes inverídicas sobre o universo organizacional.

Quer sua empresa com uma alta performance?

É muito importante identificar os problemas organizacionais e resolver da melhor forma e, para isso, conte com a Gestione como sua parceira de negócio!

E aí, ficou interessado? Entre em contato!


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

Ir topo