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O que significa RESILIÊNCIA para você?

A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. No comportamento humano, resiliência está ligada à capacidade, bem como à habilidade que cada pessoa tem de lidar e superar as adversidades. De transformar experiências não tão boas em aprendizados e oportunidades de mudança, de dar a volta por cima e seguir em frente.

Uma pessoa resiliente não significa ser uma pessoa que simplesmente aceita certas coisas, de uma forma passiva, mas sim, é aquele indivíduo que além de aceitar, procura enfrentar suas dificuldades e aprender com elas.

A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.

Características de uma pessoa resiliente: autoconfiança, persistência, otimista, empática, criativa, flexível e sabe lidar bem com as emoções

Características de uma pessoa com baixa taxa de resiliência: dificuldade de tomar decisões, perda de autoconfiança, pouca criatividade, baixa inteligência emocional, emoções conflituosas e dificuldade nas relações sociais.

E como aumentar a taxa de resiliência?

- Potencialize sua flexibilidade, não se mantenha preso a somente uma forma de lidar com os problemas, aumente sua capacidade de adaptar-se a diversas situações;

- Aprenda com os erros do passado, saiba aprender com as falhas para não as repetir, foque no lado positivo do erro;

- Tenha hábitos saudáveis, alivie o estresse do dia a dia, pratique exercícios físicos, pratique atividades que estimulem a criatividade como desenhar, ler ou escrever, aprenda meditação ou qualquer outro hábito que lhe traga satisfação;

- Cultive relacionamentos positivos, nós como seres sociais necessitamos dos contatos sociais, procure trocar ideias, aprender e ensinar sobre diferentes pontos de vista, dessa forma você aprende a ter uma visão mais ampla das situações e melhores formas de lidar.

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Resistência a mudanças organizacionais

Todas as organizações passam por mudança em algum momento. Seja para promover melhorias em processos, modificações físicas, o fato é que mudar é algo que está presente no cotidiano das empresas.

Apesar de serem importantes e, às vezes obrigatórias, nem sempre as transformações são aceitas de maneira tranquila e com naturalidade. A resistência à mudança organizacional é um dos maiores bloqueios para o sucesso.

 Mas, como lidar com a resistência à mudança organizacional com eficiência e segurança? Como mostrar para os colaboradores que tais alterações são necessárias para que eles fiquem seguros e confiantes?

 Segue 3 dicas para deixar o processo de modificação mais fácil: 

1. Pensamento coletivo 

Nada mais justo do que ter a participação dos colaboradores em todas as etapas de um processo. Mostre a eles qual papel cada um deverá exercer durante o processo e deixe claro que a participação deles contribui positivamente para a construção bem-sucedida da nova política.

2. Comunicação de divulgação 

A comunicação clara é o começo de todo relacionamento saudável e isso pode ser aplicado perfeitamente na relação entre um funcionário e uma empresa. O trabalhador deve saber o que está sendo planejado e quais serão os pontos positivos e negativos de cada ação. Outro ponto essencial da comunicação é saber transmitir a mensagem corretamente.

3. Receptividade 

Para completar, deixe um canal de conversa aberto, assim todos podem entrar em contato, evitando fofocas e outros problemas. É importante que os colaboradores se sintam seguros para falar sobre seus anseios e dúvidas, apresentar ideias novas ou esclarecer dúvidas.

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Fonte: https://bit.ly/38z7kf5

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Falhas na Comunicação

Comunicar-se é um ato inerente ao ser humano, podendo ser considerado um fator de sobrevivência. E no ambiente empresarial isso não é diferente: uma vez que as organizações são feitas de pessoas, a comunicação é determinante para o sucesso ou fracasso da empresa.

Não fazer uma simples pergunta, “você entendeu?”, pode causar mais desentendimentos do que poderia ser previsto. Ouvir é diferente de escutar. Preste bem atenção, quando uma pessoa ouve o que você fala, ela está fazendo isso de forma involuntária. Apenas porque um som está sendo emitido e entrando por seus ouvidos.

Como as empresas falham na comunicação?

Descumprimento dos prazos

Muitas vezes, os prazos não são atendidos por falha nas informações passadas a respeito da demanda a ser realizada. Quando o profissional não compreende claramente as necessidades de determinada tarefa, acaba gastando muito tempo com retrabalho, estourando os prazos.

Falta de informação

Todos os colaboradores devem estar cientes dos projetos da empresa. Desse modo, todos conhecem a importância e a finalidade de suas atividades. Esse tipo de informação ajuda até no relacionamento com outros profissionais da empresa.

Gerenciamento defasado

Utilizar métodos e processos desatualizados contribui fortemente para a falha de comunicação nas empresas. É fundamental que os sistemas de gerenciamentos acompanhem as necessidades e as mudanças organizacionais.

Líderes despreparados

Os líderes têm como principal missão engajar seu time a entregar a melhor performance dentro de suas atividades. Mas, para atingir esse objetivo é necessário que ele saiba inspirar sua equipe, pautando-se em uma comunicação assertiva que deve ser específica para cada tipo de perfil e situação.

E quais são as consequências de falhas de comunicação?

Aumento de Turnover

Os custos associados à rotatividade de funcionários são alto, incluindo os custos de contratação, treinamento, perda de produtividade e engajamento. Tudo isso somado aos erros do novo colaborador e diversos outros fatores intangíveis que geram despesas para a empresa.

Falta de comunicação antecipada

A falta de comunicação antecipada de mudanças organizacionais, por exemplo, pode gerar o aumento de 42% na má conduta dos funcionários. O que, obviamente, afeta de forma direta a produção da empresa.

Em contrapartida, segundo o Tower Watson, gerentes comunicativos ajudam a manter o engajamento dos colaboradores em épocas de mudanças. O que resulta em uma taxa de produtividade 26% superior em relação aos funcionários não engajados.

Aumento de acidentes

O que a falta de comunicação tem a ver com o aumento de acidentes? Tudo! Uma comunicação ineficaz ou sua ausência é uma das principais causas de acidentes com funcionários.

Se uma área da empresa está com problemas em seu processo por causa da falta de informações dos colegas, cabe ao gestor do setor reorganizar e incluir esse fluxo como regra diária.

E você sabia? A Gestione tem os melhores serviços e processos para ser o seu parceiro de negócios! Entre em contato!

Fonte: https://bit.ly/2O2naFn

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Você sabe quais são os principais problemas organizacionais?

Toda empresa é um grande sistema que depende de diversos fatores para que seu funcionamento seja efetivo e favorável ao alcance dos resultados desejados.

Não existe uma fórmula exata para gerir uma empresa, uma vez que o cotidiano é repleto de surpresas e mudanças que acontecem de forma inesperada.

Entretanto, existem pontos específicos que devem ser observados com atenção para que sejam desenvolvidas ações efetivas, que direcionem a organização para um caminho promissor.

Neste sentido, a Gestione acredita verdadeiramente na importância de conhecer os principais problemas que afetam ou podem afetar os mais diversos tipos de organizações, para que assim empresários, empreendedores, gestores e líderes de uma forma geral tenham a oportunidade de se antecipar a eles e, com isso, continuar trilhando a rota do sucesso empresarial.

E quais são os principais problemas organizacionais?

Por mais que toda empresa seja única em suas características e em seu perfil de atuação no mercado, existem problemas que são comuns a praticamente todas elas. Confira:

Visão do futuro

Resultados extraordinários só são possíveis se há uma clareza do estado atual, estado desejado e prazo para alcançar os resultados esperados. Visão de futuro é uma descrição clara e objetiva de como a empresa deseja estar em um determinado período, e de que forma poderá alcançar este objetivo.

Alinhamento

É preciso manter o alinhamento entre todos os profissionais que fazem parte da corporação, compartilhando as estratégias, metas e objetivos almejados. Existem diversas formas para difundir a comunicação no ambiente organizacional, por exemplo: reuniões mensais, endomarketing e até mesmo um blog interno, que disponibilize todas as informações e acontecimentos relevantes, no que diz respeito à empresa, aos colaboradores.

Reconhecimento

Uma das estratégias mais eficazes para estimular a alta produtividade dos colaboradores, bem como diminuição substancial do turnover, é a utilização de uma política de reconhecimento de desempenho.

Má qualidade na entrega

Outro problema bastante comum e que pode acontecer com empresas dos mais diversos segmentos é a má qualidade na entrega dos produtos ou serviços que oferecem no mercado.

Clima organizacional não satisfatório

Se a sua empresa se encaixa no tipo em que o clima organizacional é ruim, com certeza ela enfrenta muitos desafios em seu dia a dia, sendo este um dos problemas mais comuns existentes nas organizações.

Transparência na comunicação

Algo que gera bastante desconforto e insatisfação dentro das empresas é a falta de transparência na comunicação, principalmente entre gestores e colaboradores, e no que diz respeito ao processo de tomada de decisões.

Compartilhamento de conhecimentos

Um grande problema que diversas empresas enfrentam e que verdadeiramente muitas não sabem como lidar é com o seu processo de gestão do conhecimento. O que acontece é que há certa dificuldade em transmitir aos novos profissionais que estão chegando as informações necessárias para desempenharem suas atividades de maneira satisfatória.

Gestão ineficaz

Por mais que muitos gestores saibam e entendam a importância de se desenvolver uma gestão que foque em uma liderança verdadeiramente eficaz, muitos ainda pecam bastante no dia a dia e acabam por deixar a desejar ao exercer esta função, sendo esta uma das principais causas de problemas dentro das empresas atualmente.

Fofoca

A fofoca, se não for vista com atenção, pode causar danos, não só aos colaboradores envolvidos nela, mas também aos negócios de uma forma geral. A fofoca também é um problema causado pela falta de transparência na comunicação entre empresa e colaboradores, que acaba dando margem para que se crie e compartilhe informações muitas vezes inverídicas sobre o universo organizacional.

Quer sua empresa com uma alta performance?

É muito importante identificar os problemas organizacionais e resolver da melhor forma e, para isso, conte com a Gestione como sua parceira de negócio!

E aí, ficou interessado? Entre em contato!

RH e Gestão de Pessoas
Como manter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

No geral, as pessoas passam mais tempo nas empresas em que trabalham do que em suas casas, com a família ou com os amigos.

Justamente por isso, é essencial estabelecer um bom relacionamento com os colegas de trabalho, impedindo que a convivência se torne desgastante e mantendo o ambiente sempre profissional e positivo.

E você sabe como manter um bom relacionamento interpessoal em seu ambiente de trabalho?

Algumas atitudes simples são capazes de transformar positivamente o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais produtivo, positivo e harmonioso. Confira:

Seja cordial

Todas as pessoas gostam de ser recebidas com um sorriso e um “bom dia”. Faça o possível para sempre tratar a todos com educação e igualdade. Cumprimentar os colegas é um sinal de respeito, e demonstra que você mantém o caminho aberto para que haja contato.

Aceite as diferenças

É importante aceitar que cada pessoa possui suas verdades e peculiaridades, uma vez que carregam diferentes histórias, valores e culturas. Aprenda a se colocar no lugar do outro, e tente compreender os diferentes pontos de vista.

Tenha iniciativa

Caso perceba que um colega está com alguma dificuldade, não hesite em oferecer ajuda. Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que os outros agissem com você.

Evite fofocas

Falar mal de outro colega de trabalho é uma das formas mais fáceis de estragar o clima no ambiente corporativo. Caso façam alguma fofoca com você, pense: “Se eu passar essa informação adiante, as consequências serão positivas ou negativas?”, “Isso pode melhorar ou piorar o ambiente de trabalho?”. Caso a resposta seja negativa, deixe que a informação morra em você e não passe adiante.

Tenha maturidade

Não se faça de vítima e não se magoe facilmente. Caso precise enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem lamentações, evitando colocar a culpa nos outros. Foque apenas na resolução dos problemas e não em apontar o dedo para acusar quem quer que os tenha causado.

Saiba dar e receber feedbacks

Para construir um bom relacionamento, é preciso sempre fazer alguns acertos. Por este motivo, receber e dar feedback é fundamental. Recebê-los pode ser muito mais difícil, já que somos muito resistentes às críticas.

Sempre que receber um feedback negativo, pense que ele serve para melhorar seu rendimento dentro da empresa. Por isso, é importante reconhecer com humildade que existem alguns pontos para melhoria. Em contrapartida, é preciso ter tato para dar um feedback: é preciso ser assertivo e objetivo, de modo a promover o crescimento e não criar mágoas.

Resolva os conflitos

Passando grande parte de nosso dia dentro da empresa, convivendo com os mais diversos tipos de pessoas, formas de pensar e levar a vida, sendo assim, é mais do que normal que conflitos aconteçam. Neste sentido, se algo parecido acontecer com você, procure sempre resolvê-lo de imediato, da melhor maneira possível. Convide o seu colega para uma conversa franca e aberta, para que ambos procurem entender o que aconteceu e juntos encontrem uma solução para seguirem adiante e continuarem trabalhando em harmonia, evitando, assim, prejudicarem o bom andamento dos processos dentro da empresa.

Desenvolva a sua inteligência emocional

A partir do momento que desenvolvemos a nossa inteligência emocional, nós passamos a compreender melhor nossas emoções e sentimentos, de onde eles surgem, porque surgem, permitindo-nos, assim, ter um controle maior sobre eles, evitando estresses e conflitos desnecessários com os colegas ao nosso redor.

Desenvolvimento, a Gestione acredita!

Fonte: https://bit.ly/2ZGbLRe

Exemplo de Liderança
Você sabe o que é Brainstorm?

Brainstorm é uma metodologia geradora de ideias que costuma ser aplicada em grupos, mas também pode ser feita individualmente. A expressão, que vem do inglês, significa algo como tempestade de ideias e, de forma metafórica, é realmente isso o que acontece.

Os participantes vão apresentando seus pensamentos relacionados ao tema em questão sem julgamentos, o que é ótimo porque estimula o potencial criativo e torna o processo mais eficiente.

Principais benefícios do brainstorm:

Obter outras perspectivas sobre um problema;

Construção de ideias em conjunto;

Melhorias para áreas nas quais ninguém havia pensado;

Criação de listas de ideias que podem ser usadas futuramente;

Fortalecimento do trabalho em equipe;

Melhorias na comunicação interna;

Os colaboradores se sentem mais à vontade para expor ideias.

Como aplicar a técnica da forma certa e obter resultados extraordinários!

Defina metas para o brainstorm;

Tenha atenção ao escolher os participantes;

Oriente os participantes a se prepararem para a reunião;

Defina quem será o líder;

Deixe claro que todas as ideias são bem-vindas;

Escolha bem o horário;

Leve objetos que estimulem a criatividade;

Registre todas as ideias apresentadas;

Peça para que todos deixem o celular desligado;

Realize reuniões em locais diferentes.

Incentive seus colaboradores a trabalharem juntos através das reuniões de brainstorm e alcancem o sucesso e conte com a Gestione como parceiro do seu negócio!

Fonte: https://bit.ly/3gwYG3d

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