Como manter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

11/09/2020

Como manter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

No geral, as pessoas passam mais tempo nas empresas em que trabalham do que em suas casas, com a família ou com os amigos.

Justamente por isso, é essencial estabelecer um bom relacionamento com os colegas de trabalho, impedindo que a convivência se torne desgastante e mantendo o ambiente sempre profissional e positivo.

E você sabe como manter um bom relacionamento interpessoal em seu ambiente de trabalho?

Algumas atitudes simples são capazes de transformar positivamente o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais produtivo, positivo e harmonioso. Confira:

Seja cordial

Todas as pessoas gostam de ser recebidas com um sorriso e um “bom dia”. Faça o possível para sempre tratar a todos com educação e igualdade. Cumprimentar os colegas é um sinal de respeito, e demonstra que você mantém o caminho aberto para que haja contato.

Aceite as diferenças

É importante aceitar que cada pessoa possui suas verdades e peculiaridades, uma vez que carregam diferentes histórias, valores e culturas. Aprenda a se colocar no lugar do outro, e tente compreender os diferentes pontos de vista.

Tenha iniciativa

Caso perceba que um colega está com alguma dificuldade, não hesite em oferecer ajuda. Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que os outros agissem com você.

Evite fofocas

Falar mal de outro colega de trabalho é uma das formas mais fáceis de estragar o clima no ambiente corporativo. Caso façam alguma fofoca com você, pense: “Se eu passar essa informação adiante, as consequências serão positivas ou negativas?”, “Isso pode melhorar ou piorar o ambiente de trabalho?”. Caso a resposta seja negativa, deixe que a informação morra em você e não passe adiante.

Tenha maturidade

Não se faça de vítima e não se magoe facilmente. Caso precise enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem lamentações, evitando colocar a culpa nos outros. Foque apenas na resolução dos problemas e não em apontar o dedo para acusar quem quer que os tenha causado.

Saiba dar e receber feedbacks

Para construir um bom relacionamento, é preciso sempre fazer alguns acertos. Por este motivo, receber e dar feedback é fundamental. Recebê-los pode ser muito mais difícil, já que somos muito resistentes às críticas.

Sempre que receber um feedback negativo, pense que ele serve para melhorar seu rendimento dentro da empresa. Por isso, é importante reconhecer com humildade que existem alguns pontos para melhoria. Em contrapartida, é preciso ter tato para dar um feedback: é preciso ser assertivo e objetivo, de modo a promover o crescimento e não criar mágoas.

Resolva os conflitos

Passando grande parte de nosso dia dentro da empresa, convivendo com os mais diversos tipos de pessoas, formas de pensar e levar a vida, sendo assim, é mais do que normal que conflitos aconteçam. Neste sentido, se algo parecido acontecer com você, procure sempre resolvê-lo de imediato, da melhor maneira possível. Convide o seu colega para uma conversa franca e aberta, para que ambos procurem entender o que aconteceu e juntos encontrem uma solução para seguirem adiante e continuarem trabalhando em harmonia, evitando, assim, prejudicarem o bom andamento dos processos dentro da empresa.

Desenvolva a sua inteligência emocional

A partir do momento que desenvolvemos a nossa inteligência emocional, nós passamos a compreender melhor nossas emoções e sentimentos, de onde eles surgem, porque surgem, permitindo-nos, assim, ter um controle maior sobre eles, evitando estresses e conflitos desnecessários com os colegas ao nosso redor.

Desenvolvimento, a Gestione acredita!

Fonte: https://bit.ly/2ZGbLRe


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